Computer Based Graphics Fotografia Video Net Arte

Nos primórdios da Computer Art, as primeiras formas artísticas surgiram ligadas à arte abstracta que rápidamente evoluiram para um tipo de expressão próprio com a introdução de equações matemáticas para produzir imagens de grande impacto visual. Dois exemplos fundamentais deste tipo de imagens são as que têm por base as curvas de Bezier ou os fractais.

 

 









+ info

As primeiras fotografias digitais não eram inicialmente digitais, mas digitalisadas. Efectivamente foi através do scanner e posteriormente através das câmaras digitais que a fotografia digital como arte surgiu à tona.
Desta forma é possível encontrar imagens analógicas digitalisadas e retrabalhadas posteriormente, imagens executadas totalmente em suporte digital e outras que, não se assumindo exclusivamente como fotográficas, têm por base, de alguma forma, a fotografia, embora, posteriormente, tenham evoluido para um outro tipo de registo mais amplo, quase próximo da pintura.






+info

A vídeo arte e a vídeo performance surgiram consecutivamente das experiências realizadas em celuloide durante a década de 60. Numa primeira fase o filme surgiu como meio de registar acontecimentos efémeros (happenings, performances) que rápidamente evoluiu como forma artística prória. O vídeo digital apenas veio solidificar essa tendência, embora ele nunca se desprendesse da sua componente de registo do efémero. É neste sentido que a colecção do UAVM apresenta, ao nível do vídeo digital duas secções: video-art e vídeo performance.









+info

A net-art tem as suas origens, por um lado, na chamada arte telemática, por outro na chamada computer art. Assentando o médium internet em redes informáticas que ligam vários computadores em diversas partes do mundo, é lógico pensar no computador como o intermediário fundamental neste novo tipo de arte.
A principal característica das obras de net.Art é a de explorarem propriedades da hipermídia, como não-lineariedade, participação, colaboração em rede, descentralização, imersão, metamorfose, navegação etc. Justamente por tal fato, falamos das obras de net.Art mais como um processo do que como um resultado” (Wikipedia).




+info

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center