back

COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Fotografia (1997-2008)

PRIMEIRAS INTERVENÇÕES

As primeiras intervenções no mundo digital partem da consciência da descoberta de um novo mundo oculto aos olhos do Homem, mas bem enraizado no humano. É este o conceito que fundamenta e estruturaliza os dois primeiros net -projects patentes no museu: Embrionar de 1998 e Mar(es)ia de 2000. O segundo projecto pode ser encarado como uma continuação do primeiro, não só em termos de contexto (o primeiro trata da vida fetal de um embrião, o segundo de um recém nascido), como ao nível da intervenção digital sobre imagens pré-concebidas, ou ao nível do web design.
É precisamente neste nível que este projecto se destaca do primeiro: o nível de manipulação digital dos materiais: partindo de fotografias e desenhos analógicos (tal como o primeiro) a apresentação dos materiais faz-se em dois níveis: por um lado apresentam-se sem qualquer tipo de intervenção, por outro (e é aqui que o projecto ganha relevância em relação ao primeiro) apresenta algumas imagens manipuladas, chegando a fundir desenho, pintura e fotografia.
Deve realçar-se que tal facto se deve essêncialmente à realização simultânea de outros projectos artísticos centrados no meio digital:

surgindo como culminar de um processo de exploração da colagem digital, ensaiada em projectos como Projectos Brancos, Reconstrution e Vultos Brancos (este último realizado em paralelo), as últimas imagens intituladas Maria, e numeradas de 1 a 5, denotam já uma simbiose perfeita entre a imagem de partida (a fotografia de uma criança) e a imagem final com a inserção de uma linha dinâmica, que dialoga com a figura da imagem, dando-lhe continuidade, reflectindo sobre ela, aspirando a um movimento seguinte, um próximo passo (a criança que começa a dar os primeiros passos a que a última imagem remete).
Esta última imagem é, em certo sentido, a síntese de todo o trabalho anterior remetendo já para explorações posteriores: as manipulações.


Maria I, 1997


Maria III, 2003


Maria V, 2003

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts