back

COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Fotografia (1997-2008)

PROJECTOS

"A proliferação da informação artística através de jornais, de revistas e da televisão, levou o fenómeno artístico a sobre - elevar-se da sua característica objectual e a prender-se meramente à sua característica imagética.
A cultura artística desobjectualisa-se, o objecto mediatisa-se.
Ao dar um novo sentido à imagem, ao destituí-la do seu contexto pela atribuição de um novo, a apropriação intimista de uma imagem reproduzida, aproximo-me conceptualmente da prática duchampiana
" (Artista Desconhecido in Projectos Brancos, Outubro 2000).

Seguindo o processo de investigação traçado em Embrionar, ou seja, adicionando desenhos recortados a fotos pré-existentes retiradas de revistas ou web sites, com Projectos Brancos o processo da colagem digital aprimorisa-se, especialmente na imagem "Romana".
Entre o grupo de 8 imagens que constituem o núcleo de Projectos Brancos temos dois tipos de intervenção: um primeiro grupo assume a colagem intrínseca de quadros sobre paredes de edificios, metodologia que será seguida anos mais tarde na série Unknown Urban Artist. A segunda procura integrar a imagem recortada no novo contexto recorrendo a sobreposições entre si, conferindo uma maior "realidade" ao conjunto: exemplo disso são "Romana" e "Caminho Branco".

Entre este grupo de imagens (obtidas a partir de cópias em papel digitalisadas), duas destacam-se por partirem de uma base estritamente digital: "Janela Branca" e "Anta Branca", ambas de 2001. No primeiro caso, a janela é recortada do fundo, que é linearmente eliminado. A Segunda apresenta a figura da Anta, em branco, recortada e colada sobre uma paisagem a p/b. Ou seja, a Anta foi literalmente substituida na imagem por um desenho. Ambas imagens apresentam um nível de resolução muito baixo tendo sido obtidas com uma web cam portátil.
Assim, neste conjunto de imagens podemos encontrar dois tipos de intervenção: numa primeira fase a colagem é por adição; ou seja, acrescenta-se um elemento estranho à imagem. No segundo é por substituição: um elemento da imagem é apagado e substituido por um outro de natureza diferente. Exemplo do primeiro grupo temos o conjunto de imagens denominados de "Vultos Brancos", no segundo temos o projecto "Reconstrution", projecto tendo por base uma instalação de mesmo nome.


Anta Branca, 2001 (Proj. Brancos)


Janela Branca, 2001


Muro Branco , 2002

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts