MULTIMÉDIA

O que é o Multimédia?
A palavra Multimédia resulta da fusão de multi (que significa muitos) e media que vem do latim Medium. Ou seja, de uma forma simples poderemos traduzir por "muitos mediuns".
Para termos uma visão mais esclarecedora do assunto precisamos agora perceber o que é o medium.
De acordo com o wikticionary, médium pode ter vários significados: dois deles são-nos particularmente significativos; formato de comunicação ou de apresentação de informação, material usado para pintar ou desenhar.

Ou seja, é o meio e a forma pelo qual a comunicação se processa: som - voz, imagem - olhar, corpo - gesto, movimento. Assim podemos dizer que a fala, a escrita, o desenho e a pintura, e a dança são formas de expressão de um género de comunicação: sonoro, representativo e gestual.
Será neste três géneros que se irão desenvolver posteriormente as váriadas formas artísticas: Música, Poesia, Desenho e Pintura, Dança e o Teatro. Esta última apresenta já a utilização de várias formas artísticas; escrita, desenho, pintura, música, voz; ou seja, poderemos considerá-la como a primeira expressão artística multimedial.

No entanto, o conceito de multimédia, na actualidade, não

 

está associado a estas formas artísticas.
Efectivamente, o conceito surgiu apenas nos anos 90 associado aos meios digitais.
O conceito base do multimédia está na sua raiz associado à utilização de vários sentidos para captar uma determinada mensagem; daí que se possa dizer que o teatro tenha sido identificado como a primeira forma artística multimédia, precisamente porque comunica com vários sentidos, visão e audição (no sentido clássico). Na actualidade as formas teatrais apelam já aos cinco sentidos sendo portanto a forma multimédia por excelência.
No entanto, estas formas artísticas aparecem relacionadas na sua forma de apresentação, não fundidas num mesmo objecto.

Ora é aqui que reside a principal diferença do conceito de multimédia actual que surgiu através do meio digital: o multimédia digital combina num só "objecto" variadas formas de expressão: escrita, imagem e som (+ info).

Ora para se perceber as características do multimédia actual é necessário compreender as formas / formatos digitais que o compoêm; nomeadamente a imagem estática e em movimento, o som e a escrita, expressas através do desenho e pintura, fotografia, video, web site.

 

DESENHO E PINTURA
FOTOGRAFIA
SOM
VIDEO
WEB SITE

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts