COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Pintura Digital(1992-2008)

INTRODUÇÃO

Nos primórdios da Computer Art, as primeiras formas artísticas surgiram ligadas à arte abstracta que rápidamente evoluiram para um tipo de expressão próprio com a introdução de equações matemáticas para produzir imagens de grande impacto visual. Dois exemplos fundamentais deste tipo de imagens são as que têm por base as curvas de Bezier ou os fractais.
Na generalidade as curvas Bezier são comunementes encontradas como screen savers dos PC's, especialmente em ambiente windows. Estas imagens são em geral apresentadas em fundo negro com linhas a verde.
O fractal foi um tipo de forma artística muito em voga durante o príncipio dos anos 90. Tomando como príncipio o da eterna repetição o fractal (desenvolvido pelo matemático francês Mandelbrot) logo atraiu a computer art: as suas formas repetidas e de carácter infinito proporcionam efeitos visuais notáveis.
O desenvolvimento da tecnologia, nomeadamente de software, aportaram uma nova plasticidade às imagens, podendo combinar numa só imagem as "técnicas" da fotografia e da pintura.
O desenvolvimento destas técnicas permitiram um nível de intervenção plástico muito próximo da pintura:

podendo ou não ter base em suporte fotográfico, como a série de retratos do Artista Desconhecido são bem representativos, a manipulação plástica da imagem pode partir da combinação equilibrada de meios pictóricos e fotográficos (como são bem representativas as várias séries eróticas patentes na colecção do UAVM).
Deste modo o nível de intervenção plástico pode ir da mera colagem fotográfica (analisada na secção dedicada à fotografia) ao tratamento pistórico de fotografias e à criação plástica pura, recorrendo apenas aos instrumentos da pintura.
Em termos históricos, parte-se da criação plástica pura (em ambiente Paint do Windows) para o tratamento complexo de imagens fundindo práticas de pintura e fotografia (através da banalização do Photoshop).


1992-03 Primeiros ensaios


2003-08 Erotic Studies


2005-08 Unknown Artist

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts