COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Pintura Digital(1995-2008)

PRIMEIROS ENSAIOS

As primeiras experiências ao nível da computer art remetem para o desenho: um conjunto de linhas programáticamente traçadas pelo computador, de acordo com um determinado número de expressões matemáticas. Dentro deste núcleo de imagens temos as curvas de Bezier e os fractais.
As primeiras experiências remetem ao princípio dos anos 90, coincidindo com a banalização em massa dos computadores pessoais: a acessibilidade a novos e mais sofisticados equipamentos e respectivo software, permitiu a experimentação de novas ferramentas criativas: esta exploração parte de instrumentos simplificados como o Paint, seguindo numa direcção mais complexa, como por exemplo os programas Corel Draw e Photoshop.
As primeiras imagens inteiramente digitais partem do ambiente do Paint do Windows: figuras em cores fortes e linhas bem definidas. Exemplo disso é "Digital Miró", uma imagem de 91 inspirada no pintor Juan Miró.
O passo seguinte assume-se como uma transição para o digital: o web arte "Embrionar". Este projecto (concebido inicialmente como uma instalação) evoluiu rápidamente para um net project: "embrionar" é uma experiência pioneira no domínio da web arte, não só por se

colocar em paralelo com experiências de criadores como Olia Lialina ou Heat Bounting, mas pelo seu conceito "iniciático": "embrionar" apresenta o nascimento de um novo ser, de uma nova espécie artística, a net-arte.
Entre as várias propostas artísticas que este projecto apresenta (desenhos, fotografias e colagens digitalizados) um novo conjunto de imagens tomam forma: estritamente concebidos em formato digital (Corel Draw), este conjunto de desenhos / pinturas remetem para o universo pictórico que os antecedeu. Em certo sentido, mais do que criações em sentido lato, são recriações digitais de obras analógicas, como desenhos e pinturas em tela de períodos anteriores.
Esta ideia de reintepretação digital de obras antigas acabaria por ser mote de um outro projecto, anos mais tarde: "Vultos Brancos".


Digital Miró, 1992


Embrião, 1995


Web, 2005

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts