COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Web Arte (1998-2008)

EMBRIONAR

Embrionar assume-se como um projecto pioneiro ao nível da net-arte, não só ao nível do conceito, como ao nível da forma ou processo.
Desenvolvido entre 95 e 99, o projecto teve básicamente duas fases: uma primeira, a mais longa -que vai de 95 a 98- e uma segunda entre 98 e 99. A primeira é a fase da concepção do projecto e da elaboração de materiais: é uma fase longa, de adaptação a novos materiais, instrumentos e suportes: "a transição para o formato electrónico não tem sido fácil. É todo um novo conceito de linguagem a que o trabalho tem que se submeter..." (Diário Secreto, Julho 1997).
O esquema final do projecto começa finalmente a ser delineado em Agosto de 98 e é publicado em 9 de Dezembro de 98: em versão bilingue (Português e Inglês) o projecto subdivide-se em dois sectores: "ser" e "arte". No primeiro estão inseridos os estudos em papel alusivos ao desenvolvimento de um feto humano. O segundo engloba um conjunto de experiências digitais sobre alguns desenhos.
Será precisamente esta secção que será eliminada na segunda versão do projecto: a ideia base era apelar à participação dos visitantes para que produzissem imagens partindo das que se en-

contravam no site: a experiência revelou-se pouco relevante, acabando por serem incluidas apenas as experiências que o próprio artista realizou sobre a sua própria obra.
A versão seguinte (publicada em 9 de Dezembro de 99) apresenta-se dividida em cinco secções: galeria, ideia, desenhos, projecto inicial e projecto final. Distribuidas por estas secções encontram-se todos os trabalhos da versão anterior, com excepção das já referidas versões de alguns desenhos. Acompanhando cada uma das secções, vários conjuntos de palavras vão dialogando com as imagens.


Embrionar, versão 1.0, 1998


Embrionar, versão 2.0, 1999

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts