COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Web Arte (1998-2008)

FONLAD - Festival on line de Arte Digital

O Festival surgiu em 1995 produzido pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Universitária de Artes de Coimbra.
Tomando como principais objectivos a divulgação da arte digital, logo o projecto se incrementou com sucesso registando participações importantes por parte da comunidade artística internacional, como por exemplo Agricola de Cologne, Annie Abrahams, Tamara Lai, Jodie Zellen ou o Grupo Sinestético.
Outra característica que se impôs foram as exposições em diversos espaços não centralizados: Madrid, Coimbra, Madeira...
Em termos de web project o Fonlad assume-se como elo de encontro de variados artistas de diversas nacionalidades, cumprindo uma das facetas ou características essenciais a um projecto web: o de colocar variados artistas em comunicação directa com o público.
No primeiro ano o projecto apresentava-se dividido em três secções: Galeria, News letter e Forum. Tendo a participação no Forum sido irrisória ela foi eliminada no segundo ano: reforçou-se a participação na galeria e incrementou-se o contacto com os participantes através de news letters, onde se

dava conta de todas as novidades não só do Festival como do meio artístico em torno dos participantes e de outros festivais e exposições virtuais.
Foi editado um catálogo e disponibilizado em PDF no site do festival.
Foi ainda reforçada a sua divulgação na internet em espaços como a Art Forum, a NY Magazine, o Rhizome ou a Shatchi On Line.
Os anos seguintes seguiram o mesmo modelo, destacando-se, em 2007, o lançamento do UAVM com a exposição virtual Opening Show integrada no Festival.
No ano de 2008 o Festival passa a ser co-produzido pelo UAVM, tendo as páginas do festival integrado a sua colecção de web arte.

FONLAD_#01, 2005



FONLAD_#02, 2006


FONLAD_#4, 2008

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts