COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Web Arte (1998-2008)

INTRODUÇÃO

A net-art tem as suas origens, por um lado, na chamada arte telemática, por outro na chamada computer art. Assentando o médium internet em redes informáticas que ligam vários computadores em diversas partes do mundo, é lógico pensar no computador como o intermediário fundamental neste novo tipo de arte.
Mas é necessário não confundir a generated computer art com a net-art: apesar de ambas existirem nos sistemas informáticos, são formas de arte muito diferentes.
A net-arte, no seu conceito puro, vai buscar o seu fundamento à arte telemática, cujos primórdios podem ser encontrados no dadaismo e, especificamente em autores como Marcel Duchamp e Moholy-Nagy. O primeiro foi o inventor desse tipo de arte chamada mail-arte ou arte postal. O segundo de uma série de imagens encomendadas por telefone.
Subjacente, portanto, a todo o projecto de net-arte está a inter-actividade; ou seja, o grau de comunicatividade que cada projecto artístico estabelece com o público (neste caso utilizador e não espectador da obra).
Ao nível da net-arte podemos distinguir três tipos de intervenções: a de carácter artístico, a de carácter informativo, e a de carácter documental.

O UAVM apresenta na sua colecção exemplos destes três tipos de projectos: "Embrionar", "White Projects" e "Vultos Brancos", inserem-se na primeira característica - a de projecto artístico tout-court.
"Reconstrution" e "Fonlad" na categoria informativa, pois são projectos destinados a divulgar obras artísticas na internet: o primeiro um projecto de instalação, o segundo um festival de arte digital.
Finalmente o documental, preconizado por este mesmo projecto, que pretende, além de divulgar a colecção artística que alberga, promover eventos e a participação de artistas digitais, documentando os respectivos eventos e obras. Tudo isto numa ascepção artística, ficcionável, experimental e criadora.

(Mais sobre Net-Arte)


1998 Embrionar


2000 White Projects


2005 FONLAD


2007 UAVM

Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts