COLLECTION ART STORY
(GUIAS DA COLECÇÃO)
Web Arte (1998-2008)

WHITE PROJECTS

White Projects / Projectos Brancos constitui a continuação directa do processo de transformação da obra para o domínio digital. Este processo tinha tido alguns focos experimentais em "Embrionar" (1998-99) e em "Mar(es)ia" (2000), mas só é assumido directamente apartir deste projecto, que culminaria no projecto seguinte: "Vultos Brancos".
Básicamente o processo de construção do projecto é idêntico aos referidos anteriormente: um período de concepção, acompanhado de algumas intervenções em papel (tudo recolhido em cadernos datados e identificados) ao que se lhe seguiriam as versões em formato digital.
Neste período a estrutura dos projectos seguem um modelo base: variadas secções diferenciadas, em geral uma dedicada ao conceito / concepção do projecto, estudos e obra(s) finais. Algumas páginas são acompanhadas de textos teóricos ou explicativos do próprio projecto.
"White Projects" não foge à regra: após uma imagem de abertura, entramos na página de introdução, na qual somos confrontados com uma descrição ou enquadramento teórico do trabalho.
Em baixo quatro links que nos conduzem a cada uma das quatro secções do projecto: "projecto", "antecedentes", "estudos" e "white

project".
Em "projecto" um texto teórico sobre o conceito de projecto artístico, cerne da base de intervenção de quase toda a net-arte.
Em "antecedentes" é feita uma contextualização histórica partindo de três obras com as quais o projecto se liga de uma forma mais directa.
Em "estudos" apresenta-se uma galeria de imagens que constituem a razão de ser do próprio projecto: um conjunto de seis imagens a preto e branco (na generalidade paisagens e edificios) onde aparecem inseridas outras imagens (um quadrado branco onde se denota um desenho): tratam-se de intervenções na paisagem, projectos para instalações não concretizadas.
"A aventura virtual permitiu-me numa primeira acepção realizar um conjunto de projectos que não consegui concretizar objectualmente. Com o recurso à informática foi possível realizar grande parte desses projectos...
Apesar de o produto final do meu trabalho ser uma imagem digital (apresentada posteriormente sob a forma de web site, ou como parte integrante dele), mantive sempre uma relação muito estreita com o desenho e a produção de pequenos cadernos onde registava as ideias, apontava pequenas anotações sobre o tema, colava pequenos desenhos e estudos, seguindo o mesmo princípio de "Embrionar".
"
(in "Introdução a Projectos Brancos", 2003).


White Projects
, 2000


Informações / Informations Loja / Free Store Centro Educativo / Education Center Contactos / Contacts