UAVM - 1 Jan. a 30 Jun. 17
WAC -- 1 Jul. a 31 Dez. 17
  sobre obras biografiia uavm virtual museum web art center

BIOGRAFIA

José Vieira nasceu na Guarda em Abril de 1962. É licenciado em Pintura e Mestre em Comunicação Estética pela Escola Universitária de Artes de Coimbra. E comissário do Festival Fonlad desde 2005 e gere os projectos UAVM Virtual Museum (desde 2007) e WAC - Web Art Center (desde 2010). Foi juri convidado de disversos festivais internacionais, como o Magmart, Proyector, Celeste Prize e outros.
Enquanto director do UAVM realizou cerca de 26 projectos curatoriais, dos quais se destacam "Pixel Project" (com a participação de 28 artistas) e Virtual Worlds (com 16 artistas).
Por seu lado, no WAC promoveu vários eventos virtuais, dos quais se destacam o "Fake Festival" em 2010 (envolvendo xx artistas em 6 exposições) e a Non Biennale (a primeira edição em 2011-12, com 62 artistas em 5 exposições, a segunda edição em 2014, com 45 artistas distribuidos por 4 pavilhões virtuais). Em 2015 realizou ainda a Web Video Biennial com a participação de cerca de 26 artistas.

Com uma formação inicial em pintura, actividade que dominou a sua produção essêncialmente desde 82 a 95 , a partir de 92 começou a interessar-se pelo espaço, promovendo obras de instalação, primeiramente centradas na relação da pintura com o expaço expositivo, depois enveredando por obras - objectos poéticos, nas quais o material produzido se relacionava com ambientes naturais, despontanto finalmente na video instalação e no vídeo tout-court.
Participou em várias exposições, eventos e festivais em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Reino unido, Alemanha, Roménia, Bulgária, Índia, México, Estados Unidos, Argentina, Brasil, entre outros.


"Pronta a Servir", 1983
 
UAVM

www.uavm.net
i
nfo.uavm@gmail.com


CONTACT INFO

josevieira@josevieira.net
www.josevieira.net


SOCIAL MEDIA

facebook

twitter
instagram
blogger